Labaxuria cantararamás. Isso é dom de línguas?

dom de línguas?
dom de línguas?

Uma coisa que sempre me chamou atenção no cristianismo é o dom de línguas. Mesmo quando era recém convertido, sempre achei estranho ver as pessoas falando daquele jeito na igreja, mas com o passar do tempo fui me acostumando.

Agora essa doutrina espalhou e prosperou de tal maneira, que já atinge o espiritismo e até o catolicismo. Sendo assim, me coloquei diante do Altíssimo e pedi direção sobre esse dom.

Ainda estamos orando e estudando, mas vale colocar o que me foi revelado até agora. Me diz o que você acha sobre isso!

Até agora minha conclusão é: língua é não é “labaxuria cantararamás”, mas a capacidade de falar novos idiomas. Onde foi a primeira manifestação expressiva do dom de línguas? Em pentecostes! Para que serviu? Para levar o evangelho a todas as nações. Vamos analisar as Escrituras:

Atos 2

4 – E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

5 – E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.

Repare que havia pessoas de todas as nacionalidades, logo, de idiomas diferentes.

7 – E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando? 8 – Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?

9 – Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia, 10 – E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,

11 – Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.

Viu? Eles eram galileus e estavam falando noutras línguas/idiomas, pois todos estavam entendendo. Até aqui podemos afirmar que línguas são idiomas.

Mas 1 Co 13 : 1 justifica o “labaxuria cantararamás”? Vamos ver…

1 Co 13 : 1 – Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

Veja que Paulo está fazendo uma suposição, mesmo porque ele continua dizendo…

2 – E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

Ok! Paulo está falando que o amor supera todos os dons. E mesmo assim, qual língua os anjos falam? Quando Gabriel chegou até Maria ele disse: “labaxuria cantararamás” ou conversou no idioma dela? Analisando as Escrituras no grego você verá que:

1) A expressão grega para “língua”, usada em Coríntios é a mesma utilizada em Atos 2: “glôssa”, que significa “língua de nações” ou “idiomas”;

2) O verbo grego “falar” – “laléo” no mesmo capítulo refere-se à “linguagem humana usual”, do “dia-a-dia”;

Sendo assim, o dom de línguas de 1 Coríntios 14 (e de outros textos) era o mesmo dado pelo Espírito Santo em Pentecostes. E, o problema na igreja de Corinto girava em torno da forma desordenada como o dom era usado.

Como o dom de línguas tem propósitos evangelísticos, Paulo desceu a lenha nos discípulos em Corinto que estavam usando o dom para se mostrar na reunião da igreja. Assim, quem passava por lá não entendia nada. E se o evangelho não for compreendido, as pessoas não serão salvas. Simples assim!

Quero fechar com esses textos de Paulo para Corinto:

1 Coríntios 14 : 5 – E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.

2 – E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, que vos aproveitaria, se não vos falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina?

No versículo dez ele afirma categoricamente que não existem vozes sem “significação”.

9- Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar. 10 – Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação.

Continuando…

19 – Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida. 20 – Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.

21 – Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor.

Novamente! Está escrito na lei: “Por gente de outras línguas”, ou seja, outros idiomas. Sabemos que o apóstolo Paulo foi um grande missionário e pregou por todo o mundo praticamente, por isso ele disse no versículo dezoito…

18 – Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos.

Ele falava mais idiomas que todos os outros, mas sempre com o objetivo de pregar e não de falar besteiras na igreja. Até acredito em uma manifestação especial do Espírito em algumas pessoas, mas jamais isso estará associado ao dia de pentecostes. Pentecostes está para missão, assim como missão está para pregação do evangelho, Na igreja atual, pentecostes está para pessoas caindo e rodopiando na igreja.

Quero fechar dizendo. Não gosto do termo pentecostal, pois tem uma conotação voltada ao “dom de línguas”, quando na verdade trata-se de um acontecimento puramente evangelístico, onde a Verdadeira igreja do Salvador começou a expandir. Hoje vemos pessoas “falando em línguas” e nunca tiveram capacidade de pregar, nem para seus familiares.

Veja o que Jesus falou sobre o tema.

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;

Como os apóstolos cumpririam o “ide” para todas as nações sem falar novas línguas? Mais uma prova impossível de argumentar.

Espero que esse estudo tenha sido esclarecedor, como foi para mim. Se gostou ou não, espalhe essa mensagem!

Anúncios
Labaxuria cantararamás. Isso é dom de línguas?

207 comentários sobre “Labaxuria cantararamás. Isso é dom de línguas?

  1. Parabens pelo estudo, é bom alguém se levantar e questionar algo que tem causado mais divisão do que união. Algo que tem sido usado para medir a espiritualidade de determinada pessoa, até mesmo para definir se ela esta apta ou não para “alguns” cargos na igreja.

    1. vezes7 disse:

      valeu Nicacio. achou alguma inconsistência no artigo? acha que tem como contestar? provamos nas escrituras né! obrigado pelo comentário =)

    2. néia disse:

      1 – Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;

      2 – de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados.

      3 – E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles.

      4 – Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.

    3. Rodrigo disse:


      https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsConcordo com o estudo… bem sabemos que os frutos do Espirito não se resumi em falar línguas estranhas… o adianta alguém falar LABAXURIA CANTARARAMÁS e não ter amor, não ser capaz de perdoar, não ser manso, não ser caridoso, proferir palavras tropes, se irar facilmente por besteiras ??? Certamente isso não pode provir do Espirito Santo…

  2. Jeroboão disse:

    Estudo mais sem pé e nem cabeça ,tirou isso dá onde? disse que orou a Deus? línguas é para edificação pessoal e quando em uma assembleia pode ser uma profecia para a igreja ,acompanhada De tradução, romanos 8:26 é o que ? Ocultou isso foi? uma coisa não tem nada a ver com a outra

    1. vezes7 disse:

      cara, todos os textos estão aí. e é exatamente isso. é para edificação pessoal, mas entenda que o estudo está falando sobre línguas estrangeiras e não “estranhas”. afinal, russo deve ser bem estranho pra você! equilíbrio é preciso pra interpretar…

      1. Anônimo disse:

        Liga não, meu irmão…Tem crente que se recusa a aceitar que vive crendo em conto de fadas… Falou que línguas, visão, revelação, fogo no pé, sapatinho de fogo, poder, unção…é trunfo da manga de pastor charlatão…eles se enfurecem e se fecham totalmente.
        Parabéns pelo maravilhoso estudo.

      2. Daniel disse:

        Cara olha pra vc ver a palavra fala que somente os que estavam cheios do espirito falam noutras linguas nao é. Vc disse que essas linguas seriam outros idiomas, mas pare e pense como outro idioma se hoje em dia qualquer impio vazio do espiriyo santo pode se escrever em uma escola de idioma e falar outro idioma nao é? E a palavra e clara somente os que estavam cheios do espirito falam e falam conforme o espirito concede nao é…. e se fosse outro idioma como um impio consegue falar outro idioma??

      3. vezes7 disse:

        Daniel, é simples. Paulo também disse que os dons iam se cessar e só o amor restaria. Eu acredito que foi isso que aconteceu. Para que dons de línguas se os homens (qualquer um) pode aprender as mesma com 1 ano de curso? Cada dom existe para cada período e propósito. Na época, aprender instantaneamente um idioma era é ainda é um milagre.

      4. Anônimo disse:


        https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsacabei de dar uma aula para outras tantas pessoas cegas com isso que aprendem nas igrejas atualmente, não entendem nem lendo e re lendo a biblia , não entendem que labaxurias etc etc ,não faz parte realmente do fato ocorrido, labaxurias não é idioma ,não tem tradução não tem significado , linguas citado na biblia significa idioma usado , idioma real uma lingua , e não uma novo idioma que surgiu de repente .

    2. jonas pitra disse:

      Estudo sem pé nem cabeça? Falando sério? Acho que muitos concordam, mas não no fluxo das igrejas e não tem coragem de falar nada contra essa doutrina. Jeroboão, poderia ler mais né?

      1. Anônimo disse:

        Dom vem naturalmente e quando ñ é dom tem q estudar ou fazer curso
        Os servos do Senhor receberam o dom para leva a palavra da salvação e as pessoas q ñ serve ao Senhor se quiser fala novas linguás tem q estudarem
        Simples assim

      2. Patricia disse:


        https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsEu sou nova convertida e ja li e reli varias vezes esses texto e concordo com estudo mas confesso que nao sei oque fazer amo onde congrego tem muito ensino da palavra ,mas quando começa essa falaçao,glossalia ficou chateada e sem saber como vou fala isso pro meu professor debd

    3. Lindomar disse:

      Ele tirou da Bíblia! A verdade é que o dom de línguas bíblico não é o dom de línguas que vemos hoje nas igrejas pentecostais, onde um irmão solta um “Ódecantassuriabashé” e o outro irmão houve e copia. O dom de línguas na Bíblia, segundo foi mostrado no estudo, é simplesmente o dom de falar em vários idiomas que você não conhece, como aconteceu em Pentecostes. O exemplo mais claro que muitas igrejas hoje não respeitam o que as Escrituras ensinam sobre esse dom é o seguinte versículo: I Coríntios 14: 27-28
      “E se alguém falar língua estranha… haja intérprete. Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.”

    4. Rafael Silva disse:

      Irmão parabens pelo estudo. A palavra fala: 1 Coríntios: 14. 27. Se alguém falar em língua, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e cada um por sua vez, e haja um que interprete. 28. Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus. Hoje não se vê alguem que interprete nos cultos pentecostais. Como o irmão falou o dom de línguas foi de caráter evangelístico, e não pra medir espiritualidade de alguém, como é feito hoje.

    5. Rocha disse:

      Respeito a opinião de todos mas vcs concordam que se o Dom de falar em línguas fosse outros idiomas não se chamaria dom, pq em outras línguas qualquer um pode falar basta frequentar um curso de idiomas.

      1. vezes7 disse:

        Rocha, como não é um.dom??? Você domina quantas línguas? 90% da população não fala falar nem 1 direito! Claro que é Dom

      2. monic disse:

        Concordo plenamente com você irmã línguas estranhas é um dom de Deus é maravilhoso quem nao tem ese dom não entende nada mesmo mais é uma experiência maravilhosa é sentir a presença do espírito santo a verdade é que a presença de Deus é real e ninguém precisa usar ese dom para enganar a salvação é individual cada um luta pela sua

      3. Robson Silva disse:


        https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsA grande diferença, e é ai que esta o milagre e verdadeiro dom de Deus, é que se você estudar um ou mais idioma, poderá falar apenas para aquela pessoa usando o idioma dela, no caso de pentecostes, eles falavam no idioma deles e cada um entendia no seu próprio idioma. Foi a primeira tradução simultânea wifi. E as escolas de idiomas ainda não ensinam como fazer isso…
        … só Deus pode. Há só lembrando a blasfemar conta o Espirito Santo, não tem perdão; Cuidado quando estiver falando e dizendo que é o Espirito Santo de Deus.(só um avizo)

    6. Sandra disse:


      https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsQuerido, desde quando o Espirito Santo vai dar um dom para edificação pessoal? Reflita, Ele não veio para isso. Todos os dons que forem do Espirito Santo serão unicamente para edificação do corpo, tá lá na bíblia. E sempre para algo específico para isso, não quando nós quisermos a fazer. Não se manda no Espírito, ele que nos coordena. Por favor! A maior prova que temos o Espírito Santo é a nossa transformação de carácter e de vida. Isso servirá de testemunho do que Cristo fez em nós. Os verdadeiros adoradores, adorarão ao Pai em espírito e em verdade. Nada de entretenimento em cultos. A nossa fé é a certeza das coisas que não se veem. Demonstrações de “manifestações” para provar que está com o Espírito Santo é só par quem não tem mesmo discernimento do mesmo. Fica na paz do Senhor

  3. Galhardi disse:

    Achei o conteúdo de bom senso e orientado biblicamente. Sempre fui um crítico desse movimento, que leva as pessoas a agirem de forma infantil, disfarçada de “espiritualidade”. Voce pode compartilhar esse estudo?

    1. jonas pitra disse:

      Concordo também GALHARDI. O estudo tem todos os textos possíveis que mostram o contrário do movimento pentecostal atual. Pentecostes que eu saiba foi a primeira grande missão evangelística de todas. Parabéns pelo texto!

  4. plukas@hotmail.com disse:

    Interessante, mas não sei se podemos simplesmente descartar esse movimento. Será que todo mundo estaria errado? Difícil de acreditar, apesar do artigo ter sido bem claro. Só é estranho ver a maioria das igrejas incentivando esse dom. Estariam todas erradas?

    1. vezes7 disse:

      Porque não? Paulo cansou de desmentir falsos mestres e profetas que tinham uma multidão de seguidores. E não foi uma multidão de pessoas que pediram a morte do Messias? Só porque são muitos não quer dizer que estão certos. As vezes é pelo contrário. Muitos serão chamados, mas poucos escolhidos…

      1. Patrícia cassiano disse:


        https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsSe vc não crer que existe vc nunca terá uma experiência. mas é claro que são línguas de idioma estrangeiros nos sabemos disso .oque os crente fala; fala em Espírito fala com Deus ,então se nois não estivermos entregando profecia a alguém estamos orando pra nossa propria edificação ok busque o bastimo no Espírito santo e recebera as línguas como de fogo que surgiram no pentecoste e simples e crer e pedir a DEUS ele vai te dar claro se vc tiver vida de jejum e oração porque se ficar dó estundando e nada de prática não receberá dom algum

    2. Lindomar disse:

      Segundo o que a Bíblia ensina, sim! Ou esse versículo não foi inspirado pelo Espírito?

      I Coríntios 14: 27-28
      “E se alguém falar língua estranha… haja intérprete. Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.”

  5. viladrum@me.com disse:

    Atos 2, 7

    “E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando? 8 – Como, pois, os OUVIMOS, cada um, na NOSSA PRÓPRIA LÍNGUA em que somos nascidos?”

    Precisa falar mais alguma coisa?

  6. RICARDO disse:

    graça e paz…ENTENDO QUE…EM1CORINTIOS 14 VRS 1AO4; DIZ QUE DEUS NOS DEUS UMA LINGUA ESTRANHA(ISAIAS28VRS11) E NAO ESTRANGEIRA PARA SE EDIFICAR COM ELE(DEUS),ENTENDO QUE HA EXAGERO SIM, MAS LINGUAS ESTRANHAS E SO PARA EDIFICAÇAO COM DEUS……AGORA COMO QUE COM LINGUA ESTRANGEIRA ME EDIFICARIA COM DEUS…..

  7. Sara disse:

    Muitooo bom, continue produzindo textos assim.
    Muitos estao confundidos!
    Veja o caso do irmao que comentou que nao é edificante falar em outro idioma e sim em linguas estranhas…. Se eu falo portugues e edpanhol posso edificar o nome do Eterno indo pregar na argentina, no chile, bolivia, espqnha, cuba… Pregando em outras nações estarei cumprindo vom o IDE

  8. Vinicius Carreiro disse:

    muuuito bom o texto os ensinamentos, estou muito grato, e ficaria feliz em receber mais estudos como este. como faço para ter os complementos deste estudo?, e dentre outros casos?.

    1. vezes7 disse:

      Oi Vinicius, tudo bem? Que bom que gostou. Estamos tentado escrever com mais frequência no blog, mas tá bem corrido. Pretendemos colocar mais alguns textos nesse sentido. Curte nossa página no Facebook =)

  9. Ótimo estudo! Concordo do inicio ao fim e entendo o texto….1 Co 13 : 1 – Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.” Que deixa claro que além das nossas línguas (idiomas), existe tbm as línguas do anjos. E esse texto deixa bem claro que é possível que alguém fale em mistério (língua dos anjos) e não tenha amor…ou seja pessoas hipócritas. E sei que o diabo sabe imitar as línguas estranhas e as coloca na boca de quem acha que tem o Espírito de Deus mas não tem, estão vazias vivendo uma vida de mentiras e confundindo os fracos na fé!

  10. Jessé Pereira disse:

    Graça e paz meu irmão em Cristo !!!
    Não entendo por que as pessoas tem tanta dificuldade de crer que Deus possa da ao homem a oportunidade de falar a língua dos anjos sendo que ele já deu a um animal a possibilidade de falar como os humanos !!! Não limitem o poder de Deus . sei que devemos sim tomar cuidado e pedir o discernimento de Deus pra saber se aquilo que está sendo falado é da parte da carne , do diabo ou de Deus . mais afirma com toda a certeza que não existe língua estranha e falar que se eu ouvir russo seria estranho para mim seria muita ignorância ! Mais creio sim que Deus da a capacidade do ser humano falar em qualquer idioma sem ao menos saber ler o seu próprio idioma !!! Pq pra Deus nada é impossível !

    1. vezes7 disse:

      Jessé, Deus deu o poder de fala pra mula, mas ela falou a língua nativa do povo. Os anjos que falaram com os personagens bíblicos também usaram a língua nativa de cada um. Não vejo como uma falação generalizada no encontro da igreja iria mudar causar algum impacto positivo.

    2. Robson Silva disse:


      https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsMeus irmãos, entendo que se trata de um estudo, e como estudo o proposito seria o crescimento no saber, e não uma disputa de quem esta certo ou errado na sua maneira de exercer a fé, o questionamento é falar linguás estranhas e não o poder de Deus; porque esse é inquestionável, os dons concedidos por Deus, todos tem um proposito concreto, no caso da burra, fazer Balaão entender quem é o verdadeiro Deus e que ele não podia amaldiçoar quem Deus quer abençoar; o “bodejado” sem sentido dentro das igrejas, que sentido tem e qual o proposito? se é para edificação própria, em cara fique umas duas horas se edificando e quando chegar no culto escute a palavra quietinho, dando gloria a quem merece e não da a gloria dele a ninguém estando cheio do espirito ou não. um forte abraço (bom estudo)


    3. https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsTô a fim de aprender essa língua, até agora não encontrei um pastor, presbítero, obreiro, cantor(levita né), etc que possa ou queira me ensinar.
      Igreja, congregação, templo ou caixinha de pandora?
      Língua estranha é a arrecadação das igrejas – nunca vi tanto charlatão junto.
      EDIR – RR, MALAFF, HOMEM DO CHAPELÃO e tantos outros.
      Todos falam a mesma língua e garanto a vocês que não há nada de estranho nelas.

  11. Jessé Pereira disse:

    pois meu amigo queria que vc me respondesse qual é o mais fácil para vc acreditar uma mula falando aramaico ou hebraico ( sendo que um animal não tem a capacidade natural de falar ) ou um ser humano sendo capacitado a falar com Deus na linguá dos anjos( não que isso seja necessário para falar com Deus ou que ele só nos ouviria assim ,mas sim como mais uma maneira de edificarmos a nos mesmo) ! lembrando que paulo diz que quem fala em línguas fala com Deus, falando em mistério e por isso edifica a si mesmo .(“Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios”. (1 Coríntios 14:2). ps: não aceite o anterior a esse pq esta faltando coisas aceite esse rsrsrs!

    1. vezes7 disse:

      Eu entendo, mas Paulo também já alertou sobre esse dom. Também já falou que todos os dons acabariam um dia. O objetivo do post é mostrar que exaltação toda do dom de línguas é algo preocupante, já que muitas acreditam que só por falarem em línguas já estão salvos. Errado!

      1. waldemir arruda palhano disse:


        https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsvezes7,amado irmão,todos os selados de Deus ja estão salvos desde a fundação do mundo,quem esta esperando ou esperneando pela salvação ainda esta na lei do paga preço,ou sera que o que Jesus fez na cruz foi pela metade,esta consumado para sempre,Jesus aniquilou o pecado do mundo,venceu a morte,justificou nossas transgressões na carne, e lavou nosso pecado em seu sangue,não os vemos segundo a carne,não ha julgamento segundo as obras,alias obras é galardão,aos homens não imputarei suas transgressões,o diabo,ou satanas é a carne,pois a carne e o espirito se degladiam 24 por dia ,até em sonhos,quando o ser humano conseguir controlar a carne com certeza estara mais proximo de Deus,em espirito estamos todos salvos,fora as exceções dos cabritos,ou os joios no meio do trigal,não sei porque as pessoas vivem desesperadas atras \da salvação,Deus nos deus atraves do seu filho a graça da salvação eterna,e imputou na carne os pecados,quem vive pela carne por ela morrera,entendam as duas naturezas de Deus,homem/,espirito,esta lambança de misturar espiritual com carne da nisso,esse papo de linguas não leva a nada,e esta certo,linguas é lingua estrangeira com interprete,para edificação da congregação se for para edificar a si mesmo é em silencio,pois ninguem precisa escutar,até em pensamento pode ou deve ser usado,acontece isso esta labaxuria latente na s igrejas da no que a carne gosta contradições ,a algo maior o evangelho genuino de Cristo dado a Paulo,vejam os ministerios internacional da graça sobre graça,ou a igreja em espirito e em verdade,voces terão todas as duvidas sanadas de vez,não só isso mais de dizimo,de linguas,de monte, de batismo,etc,estejam em paz meus irmãos,pois a semeadura da palavra é o que importa,pois nela temos os esclarecimentos e dicernimentos,a salvação eterna Jesus foi perfeito na cruz,só falta salvar o entendimento das ovelhas para se completar,e igreja somos nós o corpo de Cristo,ele é a cabeça,devemos pregar para trazer de volta as velhas desgarradas,amem.

  12. Jessé Pereira disse:

    concordo com vc meu amigo em Cristo,devemos tomar cuidado com tudo principalmente com os
    Dons Espirituais inclusive no uso deles.e sim quando Jesus vir busca a sua igreja todos os Dons Espirituais acabaram pq Deus vai retirar o seu Espirito da terra, mais colocar o Dom de Línguas como “super Dom” ou que isso seja sinônimo de salvação vai totalmente contra a palavra de Deus ,
    ate pq a palavra de Deus nos exorta e nos deixa bem claro que a salvação não é por obras e sim pela graça, para que minguem se vanglorie e diga : eu fui ou sou salvo pq curei,libertei, preguei e etc sendo que tudo isso se faz, é feito em nome de Jesus e no poder Dele que esta em nós através do seu Espirito Santo e so pra lembrar Deus bota o Dom de Línguas ou no caso do versículo 28 1Co 12, como o ultimo na cadeia de importância dentro da igreja…! espero ter ajudado um pouco abç e continue com Deus meu amigo!

  13. Thalison disse:

    Olha achei bem coasivo, eu falo em línguas não acho que seja “modinha” e sim exitem eespíritos imundos que falam até mais bonito que o dom do espírito porém quando esse espírito imundo se manifesta dessa maneira ele libera maldições satânicas para a própria pessoa e até igreja, quando vc realmente receber esse dom do espírito vc poste algo que seja edificante e não “duvidoso” Pq onde opera a dúvida não opera o poder de Deus…

  14. Geni disse:

    Achei bem interessante o assunto, sou nova convertida e cheia de indagacões. mas percebo que muitos lêem a biblia, mas não estudam a mesma.percebo que muitos repetem o que ouvem, como papagaio, outros usam a biblia para impor suas proprias leis, e qdo aparece alguém que tem coragem de expor a sua opinião muitos caem de pau.
    Vamos praticar mais o que diz a bíblia,qdo aprendermos a amar verdadeiramente a Deus e ao nosso próximo, teremos outro olhar para as coisas de Deus.
    parabéns ao autor do texto, o mundo está precisando de homens de opinião e de coragem. e se não estivermos certos vamos levantar discussões,e em conjunto vamos estar falando de Deus sem medo e sem hipocrisia.

    1. vezes7 disse:

      Valeu Geni =) É uma análise simples das escrituras… acho que o pentecostalismo criou algo nada a ver com o que aconteceu naquela época. Fica na paz do Criador 🙏

  15. Flávia disse:

    Os que são a favor de a nguas estranhas, então por favor traduzam. Pois a Bíblia é clara ao dizer que deve ter a a interpretação. Agora o povo fala um monte de palavras sem nexo e ainda há quem diga amem. Misericórdia.

  16. Flávia disse:

    Os que são a favor de a linguas estranhas, então por favor traduzam. Pois a Bíblia é clara ao dizer que deve ter a a interpretação. Agora o povo fala um monte de palavras sem nexo e ainda há quem diga amem. O povo precisa estudar mais a palavra de Deus. O meu povo padece por falta de conhecimento. Misericórdia.

  17. Lucelia disse:

    Vou citar a vc uma parte de um culto que assisti. Dai vc poderia me explicar, sou nova convertida. Odeio esse termo! Parece termo que classifica doença, mas vamos lá!
    Labaxurianderra labassebia( Deus mandou te dizer que a sua aplicao será sessada)
    Xiririririririi mana soul( vc vai parar de sofrer mulher)
    E aí vai!
    Cara até onde sei esse dom e pra edificação dos descrentes e não dos crentes como um irmão disse aí acima. Abraço!

  18. Eu estava ouvindo um “pastor” pregando em ingles e outro “pastor” traduzindo, e eis que o que falava em inglês também começava a falar em labaxurias etc. etc. fiquei me questionando… se tem o dom para falar estes chavões porque nao teve o dom de falar em portugues? Ahhh acho que eu tambem tenho o dom das linguas porque falo portugues, alemao, ingles e espanhol.

  19. Rolou uma discussão boba ai pra cima, mas tudo bem é assim mesmo, parabéns pelo lindo e maravilhoso estudo que foi dito, muito bem explicado e detalhado e de acordo com o está escrito na Bíblia, Deus te abençoe e continue assim estudando e compartilhando pra Glória de nosso Senhor Jesus Cristo e engrandecimento de Deus nosso Senhor.

  20. néia disse:

    1 – Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;

    2 – de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados.

    3 – E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles.

    4 – Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.Atos 1.

  21. Jônatas disse:

    Vale a pena lembrar que Atos 2 não é Pentecostes,e que Lucas usou essa palavra para mostrar o término do período de Pentecostes de 50 semanas(Lv 23:15)

  22. Zah disse:

    Se alguém tem dúvidas busquem a direção de Deus, os homens costumam interpretar de forma que lhes convém.
    Sei de uma coisa, os dos de Deus São mistérios, não adianta o homem tentar decifrar se Deus assim não quiser, mas tenho convicção de uma coisa, que somente aqueles que realmente tem essa experiência sabe que não é ilusão da nossa mente, sendo que qndo somos tocados pelo Espírito santo, esse sentimento flui do nosso interior, agora, se Deus quer falar com a igreja com certeza usará alguem ou até usará a pessoa mesmo caso tenha o dom para interpretar ou profetizar, agora se Deus através do Espírito quiser apenas edificar a pessoa, a aí sim deverá manter-se de forma descente e com ordem, afinal o Espírito e real e nos toca de maneira singular, a biblia diz que o Espírito chora por nós com gemidos inexprimíveis, isso acontece qndo estamos tentando falar com Deus nossos problemas e não sabemos como nos expressar O Espírito é quem nos consola e leva ao Pai o que realmente necessitamos na linguagem do Céu.
    Então parem de ficar seguindo interpretações equivocadas e se baseam na palavra buscando a direção de Deus. E peçam que Ele os revelem e busquem o batismo não aquele de agua e sim do Espírito So assim entenderão.
    Fiquem na paz!

    1. Anisson disse:

      Verdade! Mas o crente natural é assim mesmo .. Não entende mas nos que somos batizado pelo espírito santo. . Sabemos que é algo inexplicável e bem espiritual. .

  23. Domício Yacov disse:

    Parabéns! Lembrando a todos, que não houve vento tempestuoso, e sim um som que encheu o lugar, e não houveram línguas de fogo e sim parecidas com fogo.

  24. Renata disse:

    E nos fim dos tmepos muitos serão enganados e na minha opinião, muitas igrejas fazem esse papel através do maligno. Temos q orar e vigiar e conhecer a palavra a fundo! Ótimo texto e me deu um alivio pois sempree me incomodei com essas manifestações sem traduções , e algumas vezes, exagerada. Sempre questionei e pedia o espirito que me revelasse exatamente o que era o dom de orar em línguas e pensava exatamente como vc mas nao tinha mto embasamento para argumentos claros através da biblia no qual encontrei aqui! Perdeito texto! Muito obrigada!

  25. Wagner disse:

    Saulo o perseguidor da igreja já era batizado no Espírito Santo?
    Pois se ele tinha o dom de línguas…. reflitam!

    Esses homens não estão embriagados disse Pedro.
    Alcoólatras são batizados e falam em outras línguas?

    Refletir é bem melhor antes de publicar assunto do qual não se tem tanto conhecimento.

  26. Mais Um Loko disse:

    Haishébiandalabaxurias
    Decantas Shalalalacovas
    Remanecencias Placius Djow
    Alienacao e falta de estudo biblicos sao foda né?
    O derrame do cristao ao inves de ir buscar um proprio entendimento quer copiar os demais.

    1. Sivaldo disse:


      https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsEspirito do erro: Deus lhes enviaras o espirito de mentira. para que creiam na mentira os que nao creram na verdade. antes tiveram prazer na iniquidade. O idiomas falados pelos apostolos de Cristo no dia de Pentecoste{Festa das colhetas} foi compreendia por muitosj udeus que ali cpmpareceram

  27. JUSCEMAR disse:

    aqui existe varios comentarios , até fica parecido com zombaria , mas tem uma coisa! que sómente no grande dia será revelado, Vale cada um cuidar da sua vida e ter temor de Deus e viver uma vida de sinceridade e honestidade diante de Deus e dos homens….

  28. Pregador disse:

    Ao invés de ficar criticando sobre os dons espirituais. . Vão pregar o evangelho pra ganho de mais almas fica de blá bla bla .. O falar em línguas e pra edificação” pessoal.” Repito( pessoal) então pare de criticarem se o espírito está falando em línguas nas igrejas e lembre-se o que o espírito faz …a carne não é compatível ..Não entende

  29. Emerson disse:

    Pessoal, estive lendo este estudo com atenção… ótimo, muito interessante e alicerçado na palavra, mas sempre tive grande curiosidade sobre este “dom”, por isso também sempre me perguntei se o dom correto não era o de entender outras línguas da maneira como elas são faladas sem precisar saber falar qualquer uma que fosse? Sendo assim, será que a interpretação de Atos 2 – 7 está em “entender” e não em “falar”? Pensem nisso, alguém ja colocou algo sobre esta tese em um comentário bem anterior ao meu. Fiquem com a paz do Senhor. ☝

  30. Anônimo disse:

    So vou postar uma passagem, me explique dono do estudo… ( 1co-14: 2 mas o que fala em linguas nao fala aos homens, mas a DEUS; pois NINGUEM o entende; porque em espirito fala misterios.) ???… tenho q falar mais alguma coisa

  31. Daniel disse:

    So vou postar uma passagem, me explique dono do estudo… ( 1co-14: 2 mas o que fala em linguas nao fala aos homens, mas a DEUS; pois NINGUEM o entende; porque em espirito fala misterios.) ???… tenho q falar mais alguma coisa

    1. vezes7 disse:

      Ueh, fala a Deus em outro idioma e não edifica a ninguém que está a sua volta, pois no Brasil ninguém intende russo por exemplo 🙂

  32. Seu belo raciocínio omitiu uma questão : Paulo falou em orar em língua estranha para edificação pessoal, orando mistérios, deixando a mente infrutífera, mas o espírito sendo edificado.

      1. Leandro disse:


        https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsConvincente mas está omitindo partes com seu bom senso mas lenbre-se como pode uma pessoa falar em línguas de anjos ou idioma em muitos tempos atrás e você decifrar isto como você diz não te foi revelado isto ou seja você falou com entendimento mas a Bíblia diz não se apóie em seu próprio entendimento também diz que Deus fez as coisas loucas pra confundir os sábios por isto você custa acreditar mas se você buscar você pode achar ok

  33. Tanta discussão pra nada! cada um puxa a brasa pra sua sardinha,DEUS é um mistério, e não é qualquer um que pode desvenda-lo, cada um com sua “verdade” porque que existe tantas religiões no mundo? se igreja religiões…. focem certas só existia uma!! mas só por curiosidade alguém ai pode me traduzir o que significa labaxuría cantaramás??


  34. https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsComo sempre as pessoas procuram distorcer as Escrituras para provar seus pontos de vista e propositadamente omitem textos de muito maior importância para dar vazão as suas opiniões sem base.
    1 Coríntios 14
    1 Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.
    2 Porque o que fala em LÍNGUA desconhecida NÃO FALA AOS HOMENS, senão a Deus; porque NINGUÉM O ENTENDE, e em espírito FALA MISTÉRIOS.
    1 Coríntios 14 é o ápice da explicação sobre o dom de línguas e ninguém gosta de comentar, pois vai contra o cessacionismo que sempre fala da ladainha de idiomas para pregar o evangelho, sendo que o texto é claro em dizer que “ninguém” entende a não ser Deus. A manifestação de línguas no Pentecostes foi um milagre ímpar que nada tem a ver com o “dom de línguas” de 1 Corintios 12, o de Pentecostes foi um milagre visual e também de audição, sendo que não tinha necessidade de interpretes, o dom de 1 Corintios 12, deve ser praticado em secreto e caso seja praticado em público deve ter interprete e para isto é necessário outro dom, o “dom de interpretação” sem este não é possível entender o que se diz, prova de que não são outros idiomas falados, mas sim mistérios como é dito em 1 Corintios 14.
    Infelizmente as pessoas tem a mania de abusar daquilo que não compreendem, como quando chamaram pejorativamente Jesus de “glutão e beberrão, amigo de prostitutas e pecadores” ou quando disseram que os 120 do cenáculo estavam “tomados pelo vinho”. Agora isto não me surpreende pois afinal alguém que diz que “se pôs diante do Altíssimo, para pedir orientação” e traz uma explicação que já foi dada por reformados a centenas de anos, bastando se aplicar a leitura dos livros dos seminários tradicionais ou reformados para achar a resposta, está acostumado a manipular as escrituras e as pessoas, para tentar incutir suas opiniões distorcidas.

  35. Raquel disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsGostei dos estudos sempre mim perguntei sobre lingua estranha vi que não preciso falar ligua estranha para mim alegra no senhor so basta acreditar que ele existe nos explicar com o tempo tudo como diz os irmãos Deus é misterio.as uma vez eu tava na igreja culto maravilhoso e uma irmã mim perguntou por que a irmã não se movimenta mais era tão usada pelo espírito santos ai eu disse eu to cheia do espirito santo cheio de alegria do Senhor.as pessoas so acredita que o irmão ta cheio da alegria de Deus se pula se fala em liguas estranha por isso que concordo com os estudos para não ficar com emoção emganosa, parabens meu irmão valeu mesmo.


  36. https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsA verdade é que esses dons de línguas falados hoje não tem nada a ver com com o pentecoste, como assembleano à 37anos eu sempre tive com o pé atrás acerca destas línguas más confesso que quase fui enganado, pois por mais de uma vez fui convencido à receber oração neste sentido más como não cria também não recebi, hoje estou seguro em o nome do Senhor Jesus Cristo que não permitiu que eu fosse enganado, só que este assunto não divide à Igreja Assembleia Deus pois quem não fala em língua não questionam os que falam, os crentes que não produz muito barulho são considerados menos espirituais, ou seja não tem poder para nada nem para se desviar do pecado já que não é batizado com o Espírito Santo nem fala línguas estranhas e não produz muito barulho, estes são considerados cristãos de segunda classe, como prêmio de consolação dizem que não precisam se preocupar, no final todos serão salvos desde que sejam fiéis principalmente nas contribuições para a obra, vá entender algo assim. Ok.

  37. Myke disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsOlá a paz de Jesus que DEUS abençoe irmão continue assim estudos bem trabalhados e com concordancia, muitas pessoas procuram não conheçer diretamente Jesus e se alienam a um pesamento de que línguas eh qualquer labraxueekitoas e acabam aceitando isso nas igrejas as pessoas são enganadas por lobos disfarçados que não dão nenhuma base bíblica e somente pregam a emoção e não a ação verdadeira do espírito santo, obrigado pelo texto bem explicado parabéns..👏👏👏

  38. tony disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsEu concordo plenamente com vc que escreveu esse artigo tbm penso assim.
    Mas por outro lado, pq eu devo acreditar cegamente em td que a biblia diz, sem ao menos ter o direito e a liberdade de questionar o que acho exagero ou sem sentido ou contratizende ou, ate mentira.
    Eu nao sou obrigado a acreditar fielmente em td que a biblia diz, nao é so pq é a biblia que obrigatoriamente é perfeita, sendo um livro de milhares de anos reincrita tantas vezes, traduzidas, tantas vezes, interpretada tantas vezes, e sem duvida manipulada historicamente por homens normais como eu e vc, homens autoridades religiosas sobretudo catolicas, com diversos intereses pessoais, religioso, e de poder para dominar, manipular. Entao pq eu devo acreditar cegamente na biblia sobre a passagem de atos dos apostolos, sobre batismo com espirito santo, sobre falar em linguas e outras coisas mais. Quem garante que a biblia nao foi manipulada e houve erros de grafia, interpretação, e tradução em especial no que diz respeito esse assunto, entao nao sei se acredito se é isso mesmo.

  39. Leandro disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsA Bíblia fala língua estranha não estrangeira bom como posso ilustrar isto se eu fosse um escritor da Bíblia dirigido pelo espírito Santo eu colocaria língua estranha o língua estrangeira? ?? Ora sabemos que tinham muitos de várias regiões no entanto eles falavam e todos entendiam ao meu ver eles entendiam porque o espírito Santo os concedia isto mas realmente eles não falavam os idiomas conhecidos da época afinal qual a minha necessidade de falar em inglês com Deus quem fala em línguas fala aos homens ou a Deus?se você realmente quer sabedoria aprenda a esquecer o óbvio e ver que a loucura do evangelho ora se for olhar para o óbvio você não poderá compreender muita coisa na Bíblia

  40. Marcos disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsAmados irmãos em cristo, não se apegue em tudo que você vê na internet em um blog ou um post, Ninguém pode explicar quem é Deus e nem os dons espirituais. Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos, mas quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. I Coríntios 13
    Prestem atenção leiam a Bíblia peça a Deus e ao espirito santo discernimento busque outras fontes não tenha Fé em tudo que houve, porque a fé vem do ouvir, então cuidado. Ouça a palavra de Deus. A teologia não explica Deus.
    CUIDADO
    Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
    Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
    Efésios 4:14,15
    Porque nos últimos dias se levantariam esses tais.
    Tendo aparência de santidade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
    Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;
    Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao pleno conhecimento da verdade.
    2 Timóteo 3:5-7
    A Bíblia é clara irmãos, mas pessoas estudam com esses hereges e carnais, que conduzem os outros ao erro.
    Por esse motivo eu digo a vocês: Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Mateus 31
    Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem será perdoado, mas quem falar contra o Espírito Santo não será perdoado, nem nesta era nem na que há de vir. Mateus 32
    Cuidado nem os apóstolos que andaram com Jesus sabia de que espirito Jesus era. Quem é você para julgar o espirito que está nas pessoas?
    E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez?
    Voltando-se, porém, repreendeu-os e disse: Vós não sabeis de que espírito sois.
    Lucas 9:54,55
    Aqui deixo minha explicação.
    Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios. 1 Coríntios 14:2
    (Língua desconhecida não fala aos homens, se não a Deus) – Não fala aos homens, desconhecida para os homens seja ele de qualquer lugar do mundo, o que fala em línguas fala com Deus. O que a de dúvida nisso.
    (Porque ninguém o entende, e em espirito fala em mistério) – Ninguém o entende “Só pessoas de outras tribos povos e raça o entendem, é isso que o texto quer dizer”
    Em espirito fala em mistério que mistério é esse? Explique o que seria isso?
    O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.
    1 Coríntios 14:4
    Espera aí não era para edificar outros de outras nações?
    Creio que o texto é muito claro, não precisamos de um site para explicar e tentar matar o dom espiritual que Deus concedeu.
    Na época de Atos houve um caso isolado onde se ajuntou em um só lugar, povos de diversos lugares e o senhor derramou naquele lugar esse dom para edificação dessas pessoas. Mas se você estudar a bíblia houve outros fatos em que não havia pessoas de outras localidades e o dom de línguas foi derramado, então para que seria? Na igreja de coríntios, ele diz para buscamos com diligencia os dons espirituais.
    Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.
    Tiago 1:17
    O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
    Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
    Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
    Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
    Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
    Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.


  41. https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsEu não posso julgar as experiências pessoais de ninguém. Porém não posso ignorar que as escrituras na fala do apostolo Paulo, trata esse assunto de forma menos empolgada que quando trata do dom de profecia. Eu não posso dizer que existe ou não. Não tenho autoridade para isso. Mas do pouco que temos já vemos uma pequena repreensão do apostolo sobre este assunto. A única coisa que realmente eu não aceito é a visão pentecostal que diz haver necessidade do falar línguas como evidencia para o batismo no espirito santo. Bom eu sou batizado no espirito santo e tenho alguns dons que Deus me deu, mas este não é línguas.

  42. LUCAS LEGUIZAMON disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsO grande problema das igrejas são a doutrina de homens mundanos, que moldam a igreja segundo a sua vontade, e não a vontade de cristo, usam o púlpito para espalhar sua vontade e toda a sua interpretação falaciosa da sagrada escritura. O dom de línguas é algo divino que aconteceu no pentecoste para edificar a igreja em sua missão. O que vemos hoje são movimentos estranhos, falsos avivamentos que não edificam ninguém dentro da igreja. Irmãos devemos seguir o que paulo disse em 1 Coríntios: 14. 27 se alguém se acha digno do dom de língua. E lembrarmos que o amor é o maior fruto do espirito, o qual muitos se esquecerem sem amor nada disso é proveitoso.

  43. Rafael disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsA paz do senhor aos amados irmãos,
    Gostaria de saber nais sobre o dom de língua, sou presbitero da assembleia de Deus meu pastor fala em línguas estranhas assim como a maioria dos irmãos, todos ficam reparando em mim esperando que eu fale em língua estranha mas Deus ainda não me concedeu este dom, já procurei diversos estudos sobre o dom de lingues firmando o dom, mas nunca encontrei nenhum, apenas de que é tudo falsidade, se alguém puder me alciliar na biblia com referencias, do dom de línguas eu agradeço muito, por favor não deixe de entrar em contato pois sou um irmão que esta buscando, AMEM
    Rafaelgleigues@hotmail.com

  44. Alex chagas disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsIrmão, se o que ouvimos nas igrejas hj é o mesmo que aconteceu em Atos 2 porque as igrejas ñ falavam mais essas línguas, só em 1906 eles voltaram a falar em línguas estranhas, pois todos os pentecostais, assim como eu deveriam saber que o falar em línguas estranhas teve seu retorno em 1906 na rua Azusa ali começa o avivamento pentecostal antes dessa data as igrejas após a reforma protestante em 1517 ñ falava em línguas estranhas, só depois de 389 anos o Espírito Santo voltou à manifertar-se, ñ é só isso pois se eu fosse comentar tudo que penso a respeito do tema conhecendo a bíblia e a história séria outro estudo e eu creio que ñ precisa pois este estudo ficou bem claro, mais recomendo aos irmãos pentecostais a conhecer a história da rua Azusa e depois façam seus comentários. Um forte abraço e até mais Maranata ora vem Senhor Jesus.

  45. Anônimo disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsA paz de nosso Senhor JESUS CRISTO. Amados irmãos (a), leiam e estudem a palavra de DEUS, línguas estranhas são línguas estrangeiras, o grande problema dos “bodes” que estão nas igrejas locais nos dias de hoje, é que os falsos pastores os induzem a crer que para ser cheio do Espirito Santo, devesse ser batizado em Espirito, falar em línguas, girar parece uma pomba gira, tudo muito bonito e glamoroso, mas pergunto, do que adianta parecer ser cheio do Espirito Santo nos templos e na frente dos homens e na sua vida cotidiana ser uma pessoa intolerante, irada, agressiva, pensar mais em si do que no irmão ou até mesmo na família? Leia a bíblia meus amados e entendam que para ser cheio do Espirito de DEUS, precisamos buscar a DEUS em Espirito e Verdade, buscar os frutos do Espirito, buscar o caráter de nosso Senhor JESUS CRISTO, falar em línguas foi um dom que DEUS deu aos apóstolos para que pregassem o evangelho a toda criatura deste mundo, pois na época não havia escola de idiomas como nos dias de hoje, a palavra é bem clara, devesse ter tradutor e deve ser feito em ordem ou não? Reflitam, é isso que acontece nos dias de hoje? As coisas de DEUS devem ser feitas com ordem e decência, o que vemos muito nos templos, independente de religião ou denominação cristã, são “servos”, falsos pastores e pregadores que buscam mais o “EU” o status, ganhar a confiança dos fieis por falta de conhecimento bíblico, do que realmente o estudo da palavra e a pregação do verdadeiro evangelho, estão fazendo comércio da Santa Igreja de nosso Senhor, leiam (Mateus 23) e vejam o que JESUS disse aos fariseus, saiam do erro, do engano, estudem a palavra, orem e vigiem para que não sejam enganados, JESUS está voltando, objetos consagrados pelo espirito enganador só estão levando o povo de DEUS ao erro, a falta de conhecimento só está levando o povo ao inferno, a salvação é individual, cada um escolhe seu caminho, eu escolho JESUS, a cruz e sua palavra, lembrem-se que DEUS é amor e nos deixa plantar o que quisermos em nossas vidas, mas também é muita justiça e só nos deixa colher exatamente o que plantamos, a GRAÇA não foi de graça e JESUS pagou um alto preço para nos dar o direito a salvação, mas não nos dá o direito a viver no pecado e no engano, DEUS ama o pecador mas abomina o pecado desde a época de Adão e Eva. QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE NOSSAS VIDAS E NOS DÊ SABEDORIA E DISCERNIMENTO PARA SEGUIR O CAMINHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. AMÉM!!!!!
    Arthur Rodrigues

  46. Osires disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsparabens, pelo trabalho em revelar, atraves da verdade contida na sagrada escritura, infelizmente muitos ainda se deixarão ser enganados. nunca dei creditos a esses faladores de linguas estranhas. ja, ate ouvi pregador aconselhar a igreja a treinar em casa esse falso dom de linguas. os falsos faladores nao respeita o que esta escrito em primeiro coríntios 14 27 e 28 E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete.
    Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.
    1 Coríntios 14:27,28, alem de nao ficar calados muitos falam ao mesmo tempo.


  47. https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsVou te chamar de maior kkk caro escritor deste ” estudo”
    Vou só sitar este versículo VC já vai ver pq para um bom entendedor poucas palavras basta VC mesmo citou em
    “1 Corintios 13,1 AINDA que eu falasse as linguas dos “homens” e dos “Anjos”, e não tivesse Amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.”
    Você leu que diz, ainda que eu falasse as línguas dos “HOMENS e dos ANJOS” então não sou a mesma lingua a dos homens e dos Anjos então não é a mesma coisa que os homens que tem os lábios impuros falam e os anjos que são Santos falam os homens só falam a língua dos Anjos se estiverem debaixo da graça de Deus
    Mas você pediu para Deus te dar o dom de interpretação? Se o Senhor lhe falou Amem quem sou eu
    Mas vale lembrar também que a Bíblia diz em Marcos 3, 29 Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espirito Santo, numca obterá perdão, mas sera réu do eterno juizo.
    Mas temos que ficar apercebidos claro pq a Bíblia também diz em Mateus 7,15 Acautelai-vos porém, dos falsos profeta, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Pois antes de fazer estudos desta maneira devemos pedir a direção de Deus par saber se realmente é de Deus oq vamos fazer caso contrario é o diabo que nos esta usando para blasfemar de Deus meu amigo, eu tenho 4 anos que estou no evangelho de Cristo mas uma coisa aprendi não tira cumclusoes precipitada alem do mais nos cristão não temos pq falar do que não edifica a nossa vid espiritual vamos falar de Cristo é a melhor coisa que temos para fazer em vez de perder tempo falando mal de uma igreja e de outra, na verdade falamos mal de um e de outro pq estamos mortos espiritualmente ai queremos matar os outros mortos Espiritualmente com est prática esta que é a verdade, não perca tempo meu irmão falando mal dos teus irmãos preocupa com a tua salvação pq se VC não acordar Cristo voltara e VC vai ficar aqui junto com toda aquela corjia que pratica este ato isto é falta de amor e o amor é o maior dom que Deus nos deu, se VC axa que algum irmão algum igreja est fazendo algo de errado ora para que Deus salve a vida deles também mas só se você ainda souber orar verdadeiramente pq quando falamos mal dos outros assim Deus afasta de nos, sendo que nos não temos nada a ver com a vida dos outros
    Deus nos abençoe e nos de intendimento sabedoria e discernimento das coisas Santas
    Paz do Senhor meus amado

  48. PR.Cláudio Cardozo disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsRealmente ,não sei quem é o autor do estudo em questão,todavia gostaria de parabeniza-lo pela coragem de expor toda a confusão que se faz viva dentro de grande parte da igreja,realmente até a igreja católica aderiu a esse movimento,devido a perda de seus fiéis,para as igrejas evangélicas,até as músicas (gospel) já são tocadas nas igrejas católicas,uma questão de estratégia ,buscando não perder mais membros para os evangélicos,sendo assim ,fico muito satisfeito com tudo que foi colocado a respeito ,do labachurias cantanabrias,tudo não passa de um delírio coletivo,explicado já pela psicologia,então quem fala contra essas heresias, tem que estar preparado para ataques alucinados dos defensores dessa prática,não desanime,em matéria de heresia ,a igreja no Brasil ,tem estudos sem fim a serem feitos.

  49. Marcus disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsé tão óbvio para aqueles que leem, no entanto a ignorância das pessoas que se deixam levar por euforia induzida pelos líderes das igrejas fecha os olhos para o entendimento. Eu sempre me perguntei, mesmo antes de ter noção de estudo das escrituras, por que as línguas “estranhas” eram iguais. Sim, parece contraditório, mas é a verdade,,, dependendo do grupo que se manifesta esse fenômeno as sonoridade é sempre a mesma… com essa que foi exposta no início “labaxuricantaramas…”

  50. Renan de Oliveira Bebiano disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsGostaria não de comentar mas de fazer uma pergunta.
    Se o dom de línguas é falar em vários idiomas, por que as pessoas precisam estudar para falar-los? Uma vez que é o Espírito Santo que concede em falar?
    Eu nunca vi uma pessoa falando em idiomas diferente do seu de origem sem estudar. Mas já vi pessoas falando em mistérios ou seja( línguas estranhas) é uma outra interpretando. Uma vez uma irmã muito minha amiga, estava na igreja quando alguém falou em mistérios por uns 10 a 15 minutos, e ela disse: “ Como pode essa irmã dizer essas coisas para a igreja, se ela não é a pastora? Quem deveria doutrinar a igreja seria o pastor.” Alguém disse pra ela: Mas ela está falando em mistérios,não estamos entendendo. Então só Ela entendia. Como pode ?

  51. leandro alves disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsnao tem traducao porque nao edifica no intendimento de nossa lingua quando as escrituras diz que o espirito santo consedeu a maneira que eles falasse esta falando de ensinamentos edificates ex jesus ensinou varis coisas que muitos se maravilhavam .por que? os profetas tambem ensinavam coisas q maravilhava porq eram ensinamentos q muitos nao entendem como por exemplo o falar em limguas. Entao maravilhe se e entenda o q esta escrito o q paulo ensinou linguas edifica sim mas se entender o q esta falando agora se nao entende q edificacao tem

  52. Berg disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.js2. Porquanto quem se expressa em uma língua estranha, não fala aos homens, mas a Deus. De fato, ninguém o compreende, pois em espírito fala mistérios.
    (1 Coríntios, 14)
    Há! E se o Anjo falace na sua lingua, como um homem ou mulher entenderia…
    Por sermos limitados e incrédulos, não queremos acreditar nas maravilhas de Deus…
    Dons, Dádivas… Vem de Deus, e a maior delas é ter o nosso nome escrito no Livro da Vida( A Salvação).
    Deus É Fiel!!!

  53. Felipe disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsDesculpa pelo o que vou falar meu irmão ..em alguns pontos vc esta certo em respeito as línguas , mais vc se esqueceu que as línguas de DEUS é um dom espiritual e somente quem anda no espirito pode realizar tal coisa , não me surpreende o homem ter inventado tantas heresias a respeito disso , mas temos que se bem reto em falar sobre os dons de DEUS , e lhe digo mais não seja herege em falar que o dom de DEUS É idioma ,pois como um homem carnal pode ensinar aquilo que é fruto do espirito ????
    Como os apóstolos poderiam ter recebido tal dom se não estivem em espirito ??????
    Vc está indo muito bem no seu estudo meu irmão ,mais não confunda ,pq se vc procurar na bíblia vc vai ver que o dom de línguas é parar a edificação da pessoa que fala e que só Deus as entende ,então não preciso falar mais nada !!!!
    Graça e paz

  54. jose carlos ferreira disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jscomo outros idiomas ja falados por outras nacoes poderiam ser definidos como um dom, se para aquela nacao é apenas seu idioma, por exemplo se eu chegar na russia falando em russo e dizer que foi Deus que me deu esse dom, isso nao vai ser nada pra eles pq é apenas o seu idioma, as linguas sao do Espirito portanto nao sao humanas, a finalidade delas é edificar o nosso espirito humano, é uma lingua celeste que tem poder para purificar nossa alma, por isso em Atos diz que eram como linguas de fogo, porque onde eu vou me edificar se eu falar russo, ou alemao, ou ingles, ja que sao linguas humanas e nao espirituais, mesmo que eu nao saiba que aquilo que eu estava falando era o idioma russo ou alemao, mas isso nao edificaria e nem alegraria minha alma pois seriam apenas idiomas humanos e nao espirituais, outra coisa, Pedro e os apostolos falaram linguas estranhas sim e depois eles as interpretaram nos idiomas das pessoas que estavam ali, tanto que primeiro eles acharam que eles estavam bebados pq estavam falando linguas que ninguem entendia, ai depois que eles comecaram a interpretar eles ficaram surpresos e disseram esses homens sendo galileus falam nossos idiomas, dom de linguas acompanhado com dom de interpretacao de linguas, outra coisa, quando paulo falou lingua dos anjos ele se referia a uma lingua nao propriamente de anjos mas uma lingua celestial, espiritual ja que os anjos sao espiritos ministradores isso ta la em hebreus 1, por isso lingua dos anjos faz uma referencia a linguas espirituais e que nao sao desse mundo, sao celestiais por isso ninguem entende, mas edifica e alegra a alma, e quem é batizado com Espirito Santo sabe que alegria que é quando falamos em.linguas, nos alegramos e nos edificamos ou seja somos fortalecidos e alicercados pelo agir do Espirito Santo em nos, é por isso que vc vee crentes batizados com o espirito subindo montes, se consagrando, pregando pq estao sendo edificados pelo Espirito, claro os que sao verdadeiramente batizados com o Espirito Santo, nao esses que imitam as linguas e ficam rodando e pulando discontrolados

  55. jose carlos ferreira disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsComo uma idioma humano pode edificar nossa vida ? mesmo se eu afirmasse pra alguem que falasse o idioma que acabei de falar sem nem conhecelo esta pessoa poderia duvidar e achar que eu havia estudado esse idioma, a biblia diz que os dons sao do Espirito Santo portanto ad linguas sao do Espirito, sao linguas espirituais que nenhum ser humano poderia entender ou compreender pois foi o Espirito Santo que as criou para edificar e alegrar a alma do cristao servo de Deus, linguas dos anjos sao linguas espirituais pois os anjos sao seres espirituais, paulo diz que ninguem o entende as linguas, nem o que fala, pois nao sao para serem entendidas e sim para edificar o cristao, se ele disse NINGUEM entende, entao nao poderia ser humana pois alguma pessoa que fala o mesmo idioma a entenderia, o que vimos no dia de Pentecostes foi linguas estranhas acompanhadas de interpretaçao, amem meus irmaos, eu tambem duvidava, ate que Jesus me batizou, o que acontece é que nós vemos muitas pessoas falando linguas na carne apenas imitando a linguas estranhas dos outros por isso duvidamos, mas esse dom existe sim e Jesus continua a batizar com o Espirito Santo

  56. Anônimo disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsQue saiba a Bíblia nos encima que falar em língua é um selo com o Espírito Santo como se confirmasse que somos dele é ainda diz que quando falamos em língua nós edificados a nós mesmos e é uma particularidade que só quem entende e nós é Deus pra no edificar por isso falamos em língua

  57. Luiz Lima disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsgraça e paz seja com todos,minha intenção não é provocar contendas mais deixar minha opinião
    tenho 46 anos e quando garoto eu ia aos cultos abençoados e lembro das anciãs de cóquinho no cabelo e co calo nos joelhos, falando com Deus e buscando mais do Espirito Santo, e em línguas diversas que eu creio que não era inglês ou russo ou alguma língua terrena, acredito que quando deus quer falar a igreja ele levanta um interprete para falar a igreja mais quando Deus quer falar conosco, ele pode fazer vc entender oque vc esta falando sem a necessidade de ter exposição a toda a igreja, isso com ordem e dessencia, sem sensacionalismo, é normal algumas pessoas ao redor sentir o toc de deus tambem e serem batizados e também falarem em linguas estranhas para se edificarem o dom é sugeito ao homem que não sabe se controlar e muitas vezes fica berrando sem necessidade dentro da igreja, quando devia de falar baixinho e de preferencia no seu quarto…porem agradeço o estudo feito meu querido pq todos temos a vontade de conhecer mais de Deus, e como eu disse essa é minha opinião deixo para reflexão pq nunca duvidei de meus avós, fiquem todos na paz do Altissimo!!!


  58. https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsOlá, eu me converti ao cristianismo na igreja assembleia de Deus Missões. E por quase dez anos não entendia por que algumas pessoas rapidamente falavam “em língua “mas sua vida espiritual era um contraste. Hoje entendo o porquê. Graças a Deus que abriu meu entendimento através de estudos igual a este.
    Continue sempre irmão a procurar pela verdade, pois infelizmente as igrejas perderam o conhecimento bíblico através dos tempos.

  59. Anônimo disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jseu tbem pensei que não existia cheguei ate pensar que era macumba. tenho um ano de convertido ja que vc e tão estudioso explica pra min como foi q eu comecei a falar sem imitar ninguém eu ate duvidei mas tevi um dia que comesei a orar em espirito e pedir a DEUS que me limpasse de tudo q era impuro e que me enchesse com seu espirito com seu perdão e com sua misericórdia. dai então eu estava consciente mas comecei a falar em outra língua a qual eu não entendia mas a sensação era maravilhosa uma paz intensa e eu chorava muito mas não era de tristeza o fato de eu ter confessado minhas impurezas de ante de DEUS me deixou levi .hoje falo normalmente quando oro não e forçado e nem forjado. e algo sobre natural e me sinto muito bem.SO LEMBRANDO QUE EU QUESTIONAVA MESMO TANDO NA IGREJA EOLHA O QUE DEUS FES COMIGO.PAZ ESTEJA COM VOSCO AMEN…

  60. Manoel disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsAcho que a pessoa se acostuma tanto, ou desde pequena vem aprendendo daquele jeito, e não procura ler e entender realmente a bíblia, se estudou procure verificar que uma , virgula muda um texto, interpretação errada das coisas de Deus, outros se aproveitam para misturar as coisas e confundir, CONCORDO com o texto bíblico demonstrado pelo VEZES 7, cuidado não distorça o que Jesus abominava.

  61. Eusebio Correa disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsvaleu por mais um esclarecimento da palavra. Concordo com esse esclarecinto e vamos estudar mais , vale a pena.ja visitei algumas denominaçoes ,porem não vi nem ouvi vento imprtuosa , mas ouvi muitas “linguas estranhas”e línguas de fogo e nenhuma interpretação. Daí de lá sem saber o que ouvi.parabéns pelo pequeno estudo esclarecedor.

  62. Eryca disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsConcordo com você em parte, na Bíblia não revela que as pessoas que receberam a decida do ESPÍRITO SANTO falaram de acordo á cada língua(pode ser que tenham falado, pode ser que tenha sido da forma que o SENHOR falou), mais sim que cada um ouviu conforme a sua lígua e de acordo com as suas nação…porque o ESPÍRITO SANTO lhes concedeu que entendessem o tamanho do poder de DEUS que estava agindo através dos discípulos. Porque se o dom de FALAR EM LÍNGUA fosse somente falar em outros idiomas, então não faria sentido o que está em ROMANOS 13:1 “Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos…” O que eu endendo é quê? O SENHOR quando concede a alguém o dom de língua a pessoa vai falar de acordo com a diversidade que NEle há!!! Ainda em ROMANOS 14:2 Porque o que fala língua ESTRANHA não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala de mistérios.5 E eu quero que todos vós faleis línguas ESTRANHAS; mas muito mais que profetizeis, porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas estranhas, a não ser que também interprete, para que a igreja receba edificação. Mais o que infelizmente fez com que esse dom tão especial que o SENHOR nos concedeu para muitos se tornou algo banal, carnal ou até maluquice…é porque o Diabo sempre procura distorcer aquilo que DEUS fez e deu aos seus filhos. Por isso o SENHOR nos manda buscar o DISCERNIMENTO, porque nem todos que estão falando líguas estranhas quer dizer que é o Espírito Santo…O Diabo foi banido e destituido do céu por querer ser maior e mais poderoso do que DEUS, E é aqui na terra que ele tenta engar e tem enganado muitos com falsos milagres, curas, e etc…Mas o Dom de Deus é SUBLIME e aqueles que realmente vive uma vida espiritual compreende o que vem dele, pois conhece a voz daquele que os chamou. ROMANOS 14:13 PELO QUE, O QUE FALA LÍNGUA ESTRANHA, ORE PARA QUE A POSSA INTERPRETAR. As coisas de DEUS numca foi de qualquer jeito, se tem isso por aí é obra da carne humana e coisa do diabo…por isso agora em todo lado tem gente dizendo estar falando em LÍNGUAS…não sei se você compreedeu o meu ponto de vista, Deus lhe abençõe e lhe intrua da maneira correta.

  63. Eryca disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsSe fossemos olhar apenas por este lado de quê muitos estão falando a mesma língua no meio católico, umbanda e tudo quanto se pode criar…deve ser colocado em questão que todas essas religiões fazem “praticamente tudo semelhante” que o POVO DE DEUS FAZ, mais não quer dizer que seja igual…pois a diferença esta no que os direciona, que essa direção seja de DEUS E PARA DEUS, para honra e glória dele sem carnalidade ou outra coisa que esteja fora do Espíto Santo. E tenha certeza que não são todos que irão falar igual ao outro e muito menos que cada um vá falar uma linguagem diferente da outra…pois isso é a critério do SENHOR que deu este dom. As coisas de DEUS tem que ser levadas a sério sempre, e tudo quando é blasfemia contra o Espírito Santo de DEUS , não tem revogação. Que venhamos cuidar de andar conforme a palavra, com sabedoria, discernimento e buscando no SENHOR a visão espiritual das coisas que vivemos.

  64. A1000ton disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsTô a fim de aprender essa língua, até agora não encontrei um pastor, presbítero, obreiro, cantor(levita né), etc que possa ou queira me ensinar.
    Igreja, congregação, templo ou caixinha de pandora?
    Língua estranha é a arrecadação das igrejas – nunca vi tanto charlatão junto.
    EDIR – RR, MALAFF, HOMEM DO CHAPELÃO e tantos outros.
    Todos falam a mesma língua e garanto a vocês que não há nada de estranho nelas.


  65. https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsO que podemos concluir hoje é que houve uma tradução simultânea através do Espírito Santo no dia de Pentecoste. Os Apóstolos e os demais discípulos judeus que estavam no templo falavam na sua língua e os visitantes de outras nações entendiam em seus idiomas, basta ler com atenção no livro de Atos dos Apóstolos. O que vemos hoje nas igrejas pentecostais não é um culto Racional; eu tenho autoridade para falar isto porque me converti numa igreja tradicional e agora frequento uma pentecostal. Mas a palavra de Deus é a mesma, tirando estas palavras confusas que não se trata de línguas e sim coisas ensaiadas por alguns pregadores idiotas.

  66. Guilherme disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsBom estudo Vezes7. Concordo com você, o livro de Atos deixa claro o dom de línguas como o de falar em outras línguas (existentes e interpretáveis, pois os que eram de outras regiões/países conseguiram entender os apóstolos nas suas próprias línguas). Mas creio que possa haver também a possibilidade de o Espírito Santo se manifestar por meio de língua estranha, incompreensível ao homem. Em ambas as situações, que fique em silêncio na igreja, caso não haja quem o interprete aos presentes no culto! Cada um que se avalie a si próprio e busque dEle o discernimento e a fé. Abraço a todos. Fiquem na Paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

  67. Maria disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsMente san..Corpo san
    ALMA BOA!
    Corcordo, plenamente. Poderia aqui citar diversos exs: nomes de pessoas q. ocupam cargo que representam diretamente varias igrejas… Tradicional, e demais igrejas, onde o comprometimento, ETICO, SOCIAL, CIENTIFICO E CULTURAL, sao simplesmente algo ilegitimo..
    O que importa e o apos, devemos nos preucupar com a MORTE, pois A VIDA, e simplesmente passageira.
    Durante algumas reunioes nas igrejas, onde se falam “linguas estranha”. Acreditam que o Espirito Santo se manifesta nesse exato momento, entao e chegado a hora de pedir a cura que todos precisam… E tambem serem generosos pois, e chegada a hora das doaçoes (DOAÇOES).
    Sei que a cura se manifesta atraves da nossa FE EU CREIO!
    E tambem CREIO QUE EU POSSO FALAR DIRETO COM O PAI!
    Amem!

  68. MARC disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsOnde diz que Deus deu somente para os apóstolos,, os ensinamentos ,ou só para eles escreverem cartas,não eram doze apóstolos ,?todos os outros não falaram nada? VC não e capaz de falar ou ensinar ,?Deus não pode nos dar ensinamentos pelo Espírito Santo somente para os que estão na bíblia, Deus nos dá ensinamentos sim,devemos orar e ter intimidade com o Pai, concordo com o estudo mas creio em Deus continuar ensinando, quem de vcs prega só o que diz na bíblia sem que fale de ensinamentos que Deus te deu ,?tens pregado o que os apóstolos pregaram?ou pregaram o que Jesus passou?


  69. https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsA diferença aqui é que , as pessoas pensão que são apenas um corpo, sendo que na verdade somos tres em um, pai filho e espirito santo ou corpo mente e espirito, espirito e alme é a mesma coisa.
    eu observo que qdo estou falando em linguas extranhas, minha mente está prestando atenção em tudo, até mesmo no ambiente em que estou, isto significa que sua capacidade humana está desligada momentaneamente, porque nesse momento que tá decidindo é o espirito.
    o corpo tem vontade propria e a mente tbm tem vontade própria e por sua vez o espirito tem vontade própria .
    se vc falar pela sua mente, aí entra o medo, a vergonha, a sua altivez, e o limite do vocabulário humano que não consegue expressar o infinito de Deus..

  70. Gilson disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsVou dar minha opinião sou da assembléia de Deus , ultimamente tenho estudado sobre línguas estranhas e percebi o quantos nos pentecostal estão equivocados a respeito do dom de linguas,as pessoas aprendem a falar essas linguas pelo fato de todos falar e isso pra eles significa ser cheio do espírito santo,mas não tem nada a ver os versículos são claros e fala de idiomas porém as pessoas não querem a verdade é sim viver no engano,cade os intérpretes dessas linguas falada na igreja,está virando uma confusão nem mesmo eles entendem o que falou e diz que está sendo edificado,fica claro que quando Paulo diz que edifica a si mesmo e porque se as pessoas não entendem seu idioma como podem ser edificadas,no dia de Pentecostes só foi desfeito o que foi feito em Babel pra mostrar que Deus é o todo poderoso ele inverteu naquele dia pra que todos pudessem participar e ser cheio do espírito santo.
    Essa minha opinião mas respeito a de todos.

  71. Jairo disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsDeus através do espirito santo usa quem Ele quer e e como quer quem sou eu para questionar?? Eu seibde onde eu vim e como e o seu trabalhar na vida de cada um para mim a igreja de atos esta viva até os dias de hoje!! O Espirito Santo ele que intimidade. façam o teste questionem com ele pois ele responde atrá ves de sua palavra ou uma profecia ou uma brisa ou uma vaca quem sou eu para questinar Deus?? Sei obque sinto e é Real. Paz!

  72. Antonio Carlos disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsPelo que conheço e estudei, para falar línguas estranhas… a pessoas teria que estar tomada pelo Espírito Santo…. e hoje se vê pessoas, como crianças brincando, pronunciando palavras estranhas sem sequer demonstrar estar espiritualizado… parece-me estar falando da boca para fora.


  73. https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsA paz do senhor é todos só fala Labaxuria lá baxauria cantararamás sempre repete a mesmas coisas e lá na igreja de Coríntios Atos 2
    4 – E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
    5 – E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu

  74. Jota silva disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsMuitos se perderá, não por que o novo testamento seja de difícil compreensão, mas pelo simples fato de seguir orientação daqueles que se dizem conhecedor da lei , está escrito, um cego guiando outro, ambos cairão no buraco.
    Sou muito grato, este estudo só me deu reforço daqilo que eu nunca tive, dúvida. 👏👏👏👏👏

  75. Anônimo disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsFalar em língua estranha só é possível se for batizado no Espirito Santo.Leia ATos: capítulo 10, você vai ver que não havia pessoas de diferentes nacionalidades, apenas os parentes e amigos de Cornélio. Em Atos capitulo 2, eles receberam o Batismo no Espirito Santo mas Deus fez com que os ouvintes entendessem na sua língua nativa ( o Espirito Santo é quem faz isso, Não o homem ).

  76. Missionário Gilberto disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsInteressante como todos os relatos acima falam imenso sobre o orar ou falar como pontos finais de uma situação e tudo isso é relativo, porque, se compreendessemos as coisas melhores dos processos de orar e falar com Deus, creio que nem haveriam tantas discussões ou teses. Estamos entendendo, do jeito que voçes expressam, que precisamos e temos a carência de falar pra que Deus, homens e anjos nos ouçam pra sermos entendidos e aceitos diante DELES. Ora, sabemos que SÃO, em um SÓ; PAI,FILHO, ESPÍRITO. Eles representativamente pelo E. Santo, moram em meu coração, porque creio que sou habitação do E. Santo de Deus. Se antes da palavra chegar à minha língua o Senhor já a conhece toda. As vezes vejo crentes até maduros na fé tentando falar com Deus e olhando pra cima como se Ele só estivesse no céu. Ele habita em nós e está em nós.
    Quando oramos a Deus é pra lembrar, também ao nosso coração, dos intentos que o meu coração “deseja”, mas isso precisa estar alinhado com a vontade de Deus e assim o Espírito Santo intercede conduzindo nossa oração ao Pai e ao Filho em uma comunicação que aperfeiçoa ao nível celestial. Precisamos de entender que nossas ações FALAM diante de Deus e não só palavras em nossa lingua ou em outra qualquer e o que posso perceber que muitos falam línguas demais e agem de menos e aí está um dos grandes problemas da nossa religiosidade atual. Parabens pelo artigo.

  77. Carlos disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsParabéns pelo estudo meu amigo.
    E aos que insistem em frisar que os que falam “linguas estranhas” falam para edificação própria, por favor atenham-se ao que as escrituras preconiza, ou seja, não havendo interprete, se calem. Caso não sigam o que as escrituras manda, não tem como acreditar no que se fala.
    Outra coisa, onde na Bíblia fala ou falou que alguém fala a língua do anjos ? Então na boa gente, vamos parar com essa babaquice de atribuir algo as escrituras. Infelizmente alguns só entendem a violência e a fúria.

  78. Deus Comigo disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsporque vê seus irmãos e irmãs falando a língua dos anjos e você não consegue. Por que você não consegue falar a língua dos anjos? Simplesmente porque você é sincera e não sabe fingir, além de não se deixar levar por ataques de histeria coletiva.
    A história da “língua dos anjos” é uma das histórias mais mal contadas da cristandade. Depois que Deus causou a confusão de línguas em Babel, para que o homem parasse de se gloriar de sua própria capacidade, o pentecostalismo acabou emprestando a glossolalia, um fenômeno também tratado pela psiquiatria. E acabaram se gloriando justamente daquilo que Deus fez para que não se gloriarem: falar em muitas línguas.
    Como consequência, em alguns grupos cristãos aqueles que “não conseguem” falar “línguas estranhas” ou a “língua dos anjos” são vistos como cristãos de segunda categoria, pessoas que não têm o Espírito Santo. Oras, “se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dEle”! Rm 8:9
    Para entender a questão de línguas, é preciso voltarmos ao Éden. Lá havia uma língua só, e com ela encontramos Adão e Eva se comunicando entre si, e falando com Deus e com Satanás na forma de serpente. Deus e Satanás também se comunicavam com Adão e Eva de um modo que eles se entendiam, portanto não havia ali necessidade de intérpretes.
    Depois de Babel as pessoas precisariam aprender diferentes línguas se quisessem se comunicar entre si. Mesmo assim o homem continuou se comunicando com Deus sem precisar de intérpretes. E Deus e os anjos continuaram falando aos homens em diversas ocasiões sem tradução simultânea. Ou seja, as diferentes línguas são um problema para quem vive no mundo material, não no espiritual. São um problema de comunicação entre homens, não entre o homem e Deus ou anjos.
    No dia de Pentecostes Deus inverteu o que fez em Babel para mostrar que agora queria novamente que Seu povo pudesse se entender. Os discípulos, cheios do Espírito Santo, falaram em diferentes línguas, e judeus de várias nações os ouviram falar cada um em sua própria língua. Apesar de ter sido algo miraculoso, obviamente não há ali qualquer menção de um idioma angelical, pois fica claro tratar-se de idiomas humanos e há até uma lista das regiões onde esses idiomas eram falados. At 2
    De onde então o pentecostalismo tirou essa ideia, de que alguém poderia falar a língua dos anjos? De 1 Co 13:1 “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine”. O problema é que Paulo não está dizendo ser capaz de falar a língua dos anjos. Ele está usando uma figura de linguagem e fica fácil entender isso se lermos os “ainda que” usados por ele no texto:
    “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos…”
    “Ainda que tivesse o dom de profecia…”
    “Ainda que conhecesse todos os mistérios e toda a ciência…”
    “Ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse montes…”
    “Ainda que distribuísse toda a minha fortuna para o sustento dos pobres…”
    “Ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado…”
    O foco de Paulo não está nas coisas que ele supostamente seria capaz de fazer, mas no fato de que de nada adiantaria fazer tudo isso se não tivesse amor. Ao focar na “língua dos anjos” o pentecostalismo perde o foco totalmente, como a criança que ganha um brinquedo de aniversário e prefere brincar com a caixa.
    Se adotarmos o mesmo princípio usado pelo pentecostalismo para a interpretação do texto, seremos obrigados a admitir que Paulo era um super-herói digno dos gibis: Além de falar a língua dos anjos, ele era capaz de falar todas as línguas dos homens (6.912 idiomas já foram identificados até hoje), tinha o dom da profecia, conhecia todos os mistérios e toda a ciência, tinha fé capaz de transportar montes, era bilionário e filantropo e pretendia ser cremado, talvez ainda vivo.
    Absurdo, não é mesmo? Eu também acho. Mas alguém poderá correr apontar outra passagem: 1 Co 14:2 “Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios”. Bem, aqui não diz nada de língua dos anjos, mas de um idioma estrangeiro e desconhecido dos presentes.
    Parafraseando o versículo, o sentido seria: “Porque o que fala chinês entre brasileiros, não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios”. É óbvio que eu não entenderia um irmão da China orando em chinês ao meu lado, e teria de admitir que aquilo tudo é um mistério para mim e ele não está conversando comigo, mas com Deus.
    A passagem continua com Paulo explicando que “o que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja”. O que Paulo quer dizer? Que falar em um idioma estrangeiro e desconhecido aos outros é algo maravilhoso? Não! Ele está dizendo exatamente o contrário. É algo que chega a ser egoísta quando é feito na congregação, pois não edifica a ninguém senão ao que fala. Ele segue mostrando que profetizar, isto é, falar das coisas de Deus e da Sua Palavra em uma língua inteligível, é algo muito melhor e superior ao balbuciar extático numa língua estrangeira.
    “A não ser que também interprete para que a igreja receba edificação”, continua Paulo, mostrando a inutilidade de se falar em uma língua desconhecida entre irmãos sem um intérprete. Se você já participou de uma palestra em uma língua estrangeira que você não entende, vai reconhecer que foi pura perda de tempo. É por isso que Paulo continua falando da falta de proveito de se falar numa língua estrangeira que ninguém entende, chamando a isso até de um colóquio entre bárbaros! (1 Co 14:11). Você não iria querer ser um deles, não é mesmo? “Se eu ignorar o sentido da voz, serei bárbaro para aquele a quem falo, e o que fala será bárbaro para mim” 1 Co 14:11. Bárbaro aí tem o sentido de estrangeiro, não de selvagem.
    Paulo termina com um golpe de misericórdia na questão, para deixar muito claro a bobagem daqueles que se gloriam em falar numa língua que ninguém entende: “Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos [sim, Paulo era poliglota porque estudou muitas línguas]. Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida. Irmãos, não sejais meninos no entendimento” 1Co 14:18-20 Esta última expressão de Paulo em linguagem de hoje ficaria assim: “Ô, gente! Deixem de agir como crianças!”
    Mas veja que em nenhum momento o assunto ali é alguma língua angelical, mas idiomas humanos. É preciso distorcer muito o texto para acreditar em outra coisa. Neste momento alguém irá querer correr para 2 Co 12:4: “Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar”. Bem, se este versículo estiver falando de alguma língua angelical, então fica muito claro que o homem está proibido de falar palavras nessa tal língua: “ao homem não é lícito falar”.
    Será que deixei passar alguma passagem de uma suposta língua angelical? Talvez esta: Rom 8:26 “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos”. Bem, entendo que aqui não fala de uma língua, mas de intenções do Espírito em nós. E esses gemidos não são nossos, mas do Espírito.
    Diante de tudo isso, eu perguntaria: Que vantagem alguém teria por falar uma língua de anjos? Primeiro, em nenhum lugar somos encorajados a nos comunicarmos com anjos, mas diretamente ao Pai e ao Filho. Perceba que nem mesmo encontramos alguém na Bíblia falando ao Espírito Santo em oração, mas apenas a Deus, o Pai, e a Jesus, o Filho.
    Portanto, se já tenho acesso a Deus Pai e a Deus Filho para minhas petições, porque iria querer falar com anjos em um idioma que nem eu entenderia? Que utilidade isso teria para o anjo, encontrar um ser humano falando coisas que nem sabe o que significam? Se alguém pretende se comunicar dizendo coisas que não sabe o que significam, isso não seria comunicação coisa nenhuma. Qual a utilidade de falar uma língua que nem eu e nem ninguém entende, senão de querer me exibir? E se falasse a pretexto de falar com Deus ou com anjos, por que eu precisaria de tal idioma se nunca encontramos Deus ou os anjos falando com humanos em outra língua que não seja a da pessoa envolvida na conversa?
    Mesmo que se alegasse a possibilidade de se falar uma língua dos anjos nessas manifestações de histeria coletiva que vemos em algumas igrejas pentecostais, ainda assim essas pessoas não estariam cumprindo a ordem clara que é dada na Palavra de Deus:
    1Co 14:27-35 “E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por DOIS, ou QUANDO MUITO TRÊS, e UM DEPOIS DO OUTRO, e HAJA INTÉRPRETE. Mas, SE NÃO HOUVER INTÉRPRETE, ESTEJA CALADO NA IGREJA, e fale consigo mesmo, e com Deus. … Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. AS VOSSAS MULHERES ESTEJAM CALADAS NAS IGREJAS; PORQUE NÃO LHES É PERMITIDO FALAR; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; PORQUE É VERGONHOSO QUE AS MULHERES FALEM NA IGREJA”.
    Agora ninguém poderá dar a desculpa de que não viu estas instruções claras na Palavra de Deus. Mesmo assim, aposto um doce como na igreja onde você congrega todas estas regras são desrespeitadas quando começam a falar em línguas estranhas.
    Sugiro também a leitura destes links:
    http://manjarcelestial.blogspot.com/2010/02/linguas-e-outros-dons-de-sinais-gordon.html
    http://www.respondi.com.br/2005/05/existe-alguma-condio-para-falar-lnguas.html
    http://www.respondi.com.br/2010/10/1-co-14-incentiva-as-linguas-para.html
    http://www.respondi.com.br/2009/06/qual-o-significado-de-1-corintios-13.html


  79. https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsCaro AIRTON pesquisando aqui no google descobri que não existe tradução, estas palavras foi inventada pelo fundador da Igreja Pentecostal. Portanto não passa de uma idiotice, claro que jamais irei proibir de alguém falar nas igrejas, cada qual com a sua mania. Por exemplo o Apóstolo Paulo em relação ao Ósculo Santo (que é o beijo Santo) ele recomendou a Igreja de Coríntios saudar em Ósculo Santo porque é um costume até o dia de hoje no Oriente. Mas não precisamos praticar isto na igreja como faz a Igreja Congregação Cristã no Brasil, isto é desnecessário. Eu frequento uma igreja Pentecostal, apesar de me converter na Presbiteriana tradicional, mas jamais falarei tais palavras. Isto não é dom de língua e a Bíblia afirma que mentiroso não herdará o Reino do Céu. Com Deus não se brinca principalmente com o Espírito Santo.


  80. https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsTambém podemos concluir que o Espírito Santo traduziu simultaneamente as palavras proferidas pelos judeus que estavam dentro da igreja, pois eles falavam em seus idiomas e as nações visitantes ouviam em seus próprios idiomas. Hoje existe aparelhos que faz traduções simultaneas. Labaxúria Candelai ou Alabaxúria Alabaxéia e outras palavras que ouvimos nas igrejas Pentecostais chama-se Jargão.

  81. Jean Nishioka disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsSabe que até hoje, exatamente esta data, depois de 15 anos de conversão eu ainda duvidava desta questão de línguas estranhas e pra ser sincero, até acho que realmente tem muito charlatão por ai.
    Mas como eu estava dizendo, estava inclinado a não crer no dom de línguas e o estudo do irmão é maravilhoso, MAAAAASSSS… pela primeira vez eu pude refletir bastante em todos os textos, sem amores a uma ou outra Doutrina, isso Graças a Deus não me move, e tirar a MINHA CONCLUSÃO.
    Estamos diante de coisas totalmente distintas, que as pessoas as vezes misturam, e sou apaixonado pelos textos de Paulo e por sua Fé e entrega a obra, e o mesmo Paulo escreve tudo que já foi citado acima, mas também escreve :
    Romanos 8 : 26
    E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
    Dicionário da Língua Portuguesa:
    Inexprimível
    adjetivo de dois gêneros
    1.Que não se pode exprimir; indizível, inexpressável.
    2.Cuja intensidade ultrapassa qualquer possibilidade de expressão; inexpressável, indescritível.
    Ou seja:
    Paulo nos mostra DUAS SITUAÇÕES DIFERENTES:
    Na primeira ele realmente se refere a pregação do evangelho á outras pessoas, do IDE.
    Na segunda ele fala sobre como um Cristão se sente quando recebe os dons do Espírito Santo, e esse sentimento infelizmente só quem já o sentiu para saber o que é, faltam pernas, falta coordenação motora e o sentimento de entrega a Deus é maravilhoso, este é um momento intimo do Cristão com Deus, do filho que volta para o colo do pai, do choro, de gemidos e de coisas que realmente não são para ninguém entender, são intimas, são para fortalecimento e para comunhão com o Pai e não é obrigatório, é algo que ocorre naturalmente.
    Só pra constar: Não falo em Línguas, mas já perdi as pernas na presença do Senhor.
    Deus abençoe a todos, essas discussões são tão pequeninas diante da Cruz, olhemos para ela, o resto é doutrina.

  82. Alexandte disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsPorque não buscam uma intimidade pessoal com Deus ?
    Vocês que criticam a conduta de muitos, vocês não na igreja para adorar a Deus ou se meterem na adoração dos outros ? Ao invés de ficarem prestando atenção naquilo que é ou não do espírito na vida das pessoas, deveriam mais cuidar da vida espiritual de vocês que fazem parte da igreja que parece estar viva, mas na verdade já morreu faz tempo. Paz para os irmãos de paz e para os que precisam de paz!
    Att ;
    Alexandre Moreira (Novo convertido)


  83. https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsExistem excessos e abusos com o uso do dom de línguas? Sim, claro, e eles precisam ser corrigidos, mas não jogue fora o bebê junto com a água do banho, rejeitando o dom de línguas completamente. Tomemos as palavras do apóstolo Paulo em 1 Coríntios. 14:39 de coração: Portanto, meus irmãos, procurai com zelo o dom de profetizar, e não proibais o falar em línguas

  84. Anônimo disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsMuito bom esse estudo e concordo com tudo o que foi escrito e penso da mesma forma e sempre fui contra a essa mania de falar palavras que ninguém entende principalmente na hora da pregação. Se for assim as denominações como os congregacionais, batistas, presbiterianos que não agem da mesma forma não são batizados com o Espírito Santo. E posso afirmar que tenho 70 anos de idade, sou convertido e batizado a 40 anos e estou pastor a 9 anos e nunca falei essa “línguas estranhas” e Deus nunca deixou de me abençoar. Bom dia.

  85. Anônimo disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsA língua estranha não existe, o que existe são crentes alienados,bitolados, cegos e surdos. Suas únicas crenças são naquilo que os pastores falam e não no que a bíblia diz. Essa és única verdade que prevalece aqui. E é tão fato isso que os que discordam desse estudo, falam a mesma coisa que o pastor na igreja pra manter seus fiei se essa discussao

  86. Talyta disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsA língua estranha não existe, o que existe hj em dia, provado por estudos e pesquisas (https://youtu.be/DFmBw8p9c9A) são apenas invocações por demônios onde as tais línguas vem deles para enganar os crentes alienados,bitolados, cegos e surdos feito esses que não aceitam esse estudo com coerência SIM e preferem ser enganados na cara dura, a mesma língua é falada no Candomblé, vcs batizam eles tbm? Eles tbm são tão especiais assim pra receber esse dom no espiritismo? Acho que não né . Suas únicas crenças são naquilo que os pastores falam e não no que a bíblia diz. Essa é a única verdade que prevalece aqui. E é tão fato isso que os que discordam desse estudo, falam a mesma coisa que o pastor na igreja se questionado, isso acontece pq eles tem que garantir seus fiéis lá dentro por conta do dízimo do mês. Um exemplo… Pastor Valdomiro Santiago, Edir Macedo… vixiiiii a lista é longa… Igreja evangélica não passa de um grande comércio e suas falcatruas incluindo a tal das línguas de “mistério”, “anjo”, “espírito santo” ou seja lá mais quais nomes os seus pastores te vendem. Por isso vcs são alvos de piadas e memes pela Internet a fora!!!
    Parabéns pelo estudo e pela atitude VEZES7. 👏👏👏

  87. Marisa disse:


    https://polldaddy.com/js/rating/rating.jsOlha gente eu vou falar de mim falo em línguas estranhas na igreja em casa ouvindo pregacao guando oro por alguém e até em pensamento tipo guando se fala em outro idioma pois morei dez anos na Itália só convivia c italiano portanto só falava em italiano e pensava em italiano. A minha conclusão é de novo falando por mim é que não entendo o que falo mas o meu espírito deve entender e penso que seja p minha edificação pois estou cada dia mais focada em Jesus cada dia adorando mais. Ele vem sempre em primeiro lugar e que toda honra e toda vão para ti Jesus te adooooorooooo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s